CONSTELAÇÃO FAMILIAR: AS ORDENS OCULTAS QUE PODEM MUDAR O SEU DESTINO




A Constelação Familiar é uma ferramenta sistêmica que permite lidar e olhar em varias dimensões e recursos que complementam e integram a serviço da vida, da evolução e da cura. Tem efeito de relevância no campo mórfico ou campo morfogenetico, pois evidencia sentimentos inconscientes que atuam num campo de memória familiar.


Essa ferramenta é complementar a área da saúde com visão evolutiva.


QUESTÕES QUE PODEM SER VISTAS:


  •     Relacionamento amoroso;
  •     Familiar;
  •     Relação entre país e filhos;
  •     Dificuldades e conflitos;
  •     Problemas de saúde;
  •     Problemas de aprendizagem e ou escolar;
  •     Problemas empresariais, financeiros, carreira;
  •     Busca de autoconhecimento e “cura” pessoal;
  •     Problemas com vícios, etc..


BENEFÍCIOS:


  •     Melhorar e clarear relações e dinâmicas psicossociais, profissionais, traumas, perdas para a saúde, qualidade      de vida e bem estar.
  •     Reconhecer obstáculos e desenvolver um caminho de sucesso e crescimento pessoal.
  •     Compreender e transcender padrões de comportamentos repetitivos.
  •     Descobrir potenciais;
  •     Equilibrar conflitos, doenças e sintomas, casos de vícios, dependência química, desordens financeiras, etc..


O trabalho de Constelação Familiar, Empresarial e Educacional pode ser realizado em grupo ou individual.



O que é Constelação Familiar?


É um método de trabalho sistêmico- fenomenológico desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger.

Esta terapêutica possibilita revelar como se estabelecem os vínculos familiares e verifica possíveis caminhos em direção à solução e a "Cura" de emaranhamentos (amor que se vive de forma distorcida).


As fundamentações dessas soluções sistêmicas estão baseadas em liberar a força do amor. Essa força transformadora flui quando todos os membros do sistema familiar são reconhecidos, honrados e respeitados no seu devido lugar.


Constelação Familiar busca na família de origem, a fonte das dificuldades ocasionadas por sofrimentos desenvolvidos pelas pessoas ao longo da vida, trazendo à luz, uma dinâmica oculta que atua independentemente dos desejos ou consciência de realidade de seus membros. Essa dinâmica obedece ao que Hellinger chama de “Ordens do Amor”, quando são transgredidas levam ao sofrimento de gerações seguintes.


Esta atividade permite descobrir a forma que se esta enredada dentro do sistema energético familiar, gerando um caminho de reconciliação, inclusão, equilíbrio e harmonia.


Portanto, esta prática reestabelece à ordem dentro do sistema resultando em alivio, paz interior e força ao individuo. Em outras palavras, o cliente acessa a energia do “amor” emaranhado ou enredado dentro de si dando lugar ao desbloqueio. A partir daí, vê-se alivio e liberação dos padrões conflituosos e dificuldades da pessoa.


Essa abordagem sistêmica também é uma ferramenta de analise e diagnostico, estudo e pesquisa. Atua em diferentes  áreas, entre elas; a área Empresarial, Organizações, Jurídica, Educação, Saúde, Saúde mental e etc. Acredito que continuará a se expandir, ampliar e evoluir.


“O Céu não é o limite”, estará desenvolvendo e adequando às novas necessidades a serviço da vida, da evolução e de certa maneira, favorecer um compartilhar de um propósito agindo na engrenagem sistêmica ligada a algo maior, com a sociedade, comunidade, país e o planeta.


Como é realizado o trabalho de Constelação?

Em grupo ou individual.

A atividade em grupo o processo terapêutico se dá a partir da formação de participantes que chamamos de representantes, o facilitador / constelador habilitado e a pessoa que irá constelar sua questão. Dentre os participantes, serão escolhidos e colocados pelo cliente para compor o “campo” e deixar-se perceber os movimentos ocultos que permeia à problemática sofrida pelo cliente. O tempo de duração é variável de uma hora e meia a duas horas ou além.

Já na atividade individual o atendimento é entre o cliente e o facilitador, geralmente realizado no consultório.


É indicado para pessoas que preferem uma intervenção individualizada. Para isso utiliza-se recursos objetos tais como: bonecos, pedras, papeis e etc.


Sugestões de leitura sobre o assunto:


A Fonte não precisa perguntar pelo caminho

Autor: Bert Hellinger. Editora Atman


O Essencial é Simples

Autor: Bert Hellinger. Editora: Atman

Bert Herlling